Exposição “African Modernism” - 17 a 25 de Maio de 2018

Artista: Iwan Baan; Alexia Webster.

Curador: Manuel Herz

O Goethe Instituto Angola apresenta na Galeria Banco Económico, a exposição fotográfica "Modernismo Africano-Arquitectura da Independência", que integra imagens de 80 edifícios de cinco países africanos - Gana, Senegal, Costa do Marfim, Quénia e Zâmbia – e retrata a modernidade, a busca de identidade e a ousadia arquitectónica inspiradas pelas conquistas das suas independências. Com curadoria do arquitecto suíço, as imagens desta exposição são da autoria de dois artistas/ fotógrafos 

A exposição explora a arquitectura como forma de expressar novas identidades de diversos países africanos, no período pós-independência. O conceito curatorial parte da pesquisa do arquitecto suíço Manuel Herz, e da sua equipa da Universidade de Zurique, que têm vindo a realizar um levantamento de edifícios modernistas, com particularidades específicas, em países como Gana, Senegal, Costa do Marfim, Quénia e Zâmbia. A investigação de Manuel Herz deu origem a um livro e a uma exposição, com o objectivo de divulgar e evidenciar um notável património arquitectónico, em parte ameaçado pelo desaparecimento.

Manuel Herz é um arquitecto suíço especializado em planeamento urbano. Entre os edifícios recentemente construídos por Herz destacam-se o Centro Comunitário Judaico de Mainz, o edifício de uso misto "Legal/Ilegal" em Colónia, e uma extensão do museu (com Eyal Weizman e Rafi Segal) em Ashdod, Israel. Do seu portfolio constam vários projectos premiados, nomeadamente, com o German Facade Prize 2011, o Cologne Architecture Prize 2003, o German Architecture Prize for Concrete em 2004 e uma indicação para o Prémio Mies van der Rohe de Arquitetura Europeia, 2011.