Educação
A Educação é sem dúvida o pilar mais fundamental do desenvolvimento sustentado de um povo. Com essa convicção, o apoio a projectos na área da Educação foi eleito como o principal eixo de actuação do Banco Económico a nível da sua política de responsabilidade social.
- BE da Educação Interno e Externo
Processo de atribuição de 150 bolsas de estudos para pessoas carenciadas mas com qualidade académica em todo o território nacional. Processo de atribuição de 08 bolsas de estudo para a especialização em medicina na República Cubana.
- Capacitar Para Cuidar
Um projecto de inclusão social que garantiu inclusão social de crianças com dificuldades/distúrbios no seu desenvolvimento, nomeadamente crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), oferecendo competências a profissionais e familiares.
- Soletrar Angola
Uma parceria que visava estimular a cognição das crianças, através de um concurso de soletração. Estas receberam taças, medalhas, computadores, mochilas, t-shirts, bonés, cadernos, canetas. Foi igualmente oferecido um equipamento de som para a realização do concurso nas escolas.
- Escola Santa Catarina de Sena
Apetrechamento e construção de 3 salas e um anfiteatro no Cuanza Norte.
- Aprendizes do Bem
Projecto que tem contribuído significativamente na educação de crianças, crianças da iniciação a 6ª classe e adultos no processo alfabetização, no município do Cazenga.
Saúde
A Saúde é um bem essencial do ser humano, consciente de que muito há ainda que fazer nesta área para apoiar a melhoria nos cuidados de saúde, este é também um dos eixos privilegiados de actuação do Banco no apoio à sociedade.
- Campanha de Recolha de Sangue - Gota a Gota Dê Vida a Quem Precisa
Com o objectivo de aumentar as cifras de sangue e reduzir o índice de morte por falta de sangue nos hospitais públicos do País, o Banco Económico em parceria com o Instituto Nacional do Sangue (INS), levando a cabo acções de recolha de sangue em diversas províncias de Angola.
- Hospital Municipal de Cacuaco
Oferta de medicamentos e equipamentos hospitalares e formação dos profissionais.
- Instituto Angolano Controlo de Câncer
Construção de um reservatório de água de 60 mil litros, apetrechamento da sala de espera da pediatria e acções sociais pontuais.
- Por Um Futuro Em Forma
Esta actividade será para incentivar a prática desportiva por parte dos colaboradores e seus familiares directos e a importância da mesma através da realização de exercícios físicos, conselhos de nutrição e alimentação saudável.
Cultura
Para além do apoio constante à cultura, materializado pelas exposições realizadas na Galeria do Banco Económico, o banco apoia ainda outros projectos na área cultural.
- Museu Regional da Huíla
Criação do espaço educativo infantil “Contador de Histórias”, produção de 1000 Catálogos “Herança Secular dos Povos do Sul” e oferta de uma Viatura.
- Miguel Buíla - Cantor Gospel
Custo com a Produção e Lançamento do CD.
- Livro Angola Séculos de Solidão
Custo com a produção e lançamento de uma Pesquisa analítica sobre diferentes momentos da história política-militar e de inteligência de Angola, 1000 exemplares produzidos.
Ambiente
Aprender a cuidar e preservar o nosso meio ambiente hoje, para um melhor amanhã. Com esta premissa o Banco Económico apoia projectos específicos no âmbito da preservação da flora e fauna nacional.
- Sustentabilidade 18 Por 1
Projecto enquadrado na esfera ambiental, com propósito de sensibilizar e reforçar a observação das acções que contribuam positivamente para o desenvolvimento sustentável. Processo que envolveu a produção e distribuição de 20 ecopontos bem como a sensibilização genérica sobre o tema.
- Natal Sustentável
Produção de Árvores de Natal Ecológicas, confeccionadas com garrafas PET recicladas.
- Plantação de Árvores
Damos uma atenção especial ao processo de arborização, deixamos patente essa ideia em reunião com o governo local. As nossas palmeiras, já brilham no Miradouro da Lua e em Cabo ledo – Praia dos Surfistas. E certamente hão de brilhar em outros pontos.
- Santa Bárbara
No âmbito do “Somos Solidários”, realizou-se a campanha de recolha de alimentação, vestuário e eletrodomésticos para cerca de 200 crianças que vivem e frequentam o Centro Social.
- SOS XVIII
Acção solidária realizada no Complexo de Ensino Especial de Benguela, que consistiu na oferta de material didáctico, equipamentos eletrónicos, desportivos e de saúde, medicamentos, cadeiras de rodas e canadianas.
- Fraternidade Mama Muxima
Apoio para a realização da 2ª Conferência Regional Eclesial, no que concerne a alimentação e alojamento para 110 pessoas.
- Casa Rapazes Huambo
Suporte alimentar oferecido aos 55 meninos do centro de acolhimento.
- Caritas Malange
Realizada a favor de 5 famílias de Malange afectadas pelas chuvas.