Considerando as medidas de prevenção para contenção e redução do risco de propagação do vírus Covid-19, reforçamos o recurso aos Canais Digitais para realização das suas operações bancárias.
Contudo, esta recomendação deve ser atendida respeitando sempre os alertas e cuidados de segurança do seu Banco.
Ao navegar na Internet é fundamental ter sempre presente os cuidados a ter para garantir a segurança da informação, a salvaguarda dos seus dados pessoais e a segurança das operações realizadas com recurso aos Canais Digitais.
BOAS PRÁTICAS E RECOMENDAÇÕES
O Banco Económico:
Nunca recomenda ou solicita a instalação de aplicações em smartphones fora das apps stores oficiais ou fontes desconhecidas
Nunca solicita o seu número de telemóvel para aceder aos serviços de EconomicoNet ou EconomicoNet App
Nunca pede mais de 3 dígitos do seu cartão matriz
O Cuidados a ter:
- Em nenhuma circunstância partilhe com terceiros a sua palavra passe de acesso aos canais digitais ou qualquer outra credencial, mesmo que se tratem de pessoas da sua confiança
- Nunca introduza posições da matriz enviadas por SMS ou e-mail
- Consulte o seu gestor e saiba como pode reforçar os mecanismos de segurança na adesão e na autorização das suas operações
- Leia atentamente os conteúdos dos SMS’s que receba do Banco Económico e em caso de dúvida, nunca utilize ou forneça os códigos neles contidos
- Se for contactado pelo serviço EconomicoDirecto, sem que tenha solicitado esse contacto, mantenha-se atento e não transmita os seus dados de acesso ou outras informações que possam colocar em risco o seu património
- Desconfie sempre que lhe forem apresentados textos com erros gramaticais ou se a linguagem neles utilizada sugere que foram escritos por estrangeiros
- Desconfie sempre das alterações na imagem gráfica dos canais e sites do banco, de alterações aos procedimentos com que está habituado, por exemplo, se lhe pediram mais dados de acesso do que o habitual ou se a página de introdução de dados abrir numa janela distinta
- Evite aceder ao EconomicoNet de um computador público ou partilhado
- Sempre que introduzir os seus dados de acesso, certifique-se de que ninguém está a observá-lo e quando terminar de utilizar o EconomicoNet, deve terminar a sessão, clicando no botão “Terminar Sessão"
- Monitorize periodicamente as suas contas, confirme os movimentos efectuados e verifique sempre os dados referentes ao último acesso ao serviço que se encontra no topo da sua página
- Ignore mensagens ou e-mails de origem ou conteúdos suspeitos e em caso de dúvida não clique em qualquer link
- Altere com frequência a sua palavra passe e actualize regularmente o antivírus do seu computador
O QUE DEVE FAZER SE SUSPEITAR DE FRAUDE
Entre em contacto de imediato com a Linha de Apoio ao Cliente EconomicoDirecto, disponível 24 horas, todos os dias, pelos números 222 693 610 / 923 166 266.