Exposição internacional colectiva “Intersections – Within the Global South” -  26 de Novembro a 16 de Janeiro de 2019

Artistas: Alida Rodrigues, Andrew Tshabangu, Bete Marques, Dillon Marsh, Gonçalo Mabunda , Januário Jano, Lizette Chirrime, Luís Damião, Nelo Teixeira, Patrick Bongoy, Pedro Pires, Rómulo Santa Rita, Saïdo Dicko, Stephané E. Conradie, Teresa Kutala Firmino  e Vivien Kohler.

Curadoria: Graça Rodrigues e Sónia Ribeiro

A exposição “Intersections – Within the Global South” colocou em diálogo 16 artistas plásticos contemporâneos internacionais que procuraram promover através das suas obras, uma reflexão abrangente sobre algumas das mais relevantes problemáticas histórico-sociais vivenciadas nos seus territórios geográficos de origem.

Silmutaneamente, a mostra explorou criticamente os mecanismos de criação de cânones no meio artístico ocidental, privilegiando, através da direcção curatorial, a apresentação de obras que materialmente e tecnicamente se distanciam dos suportes e dos géneros artísticos mais convencionais, através de uma ausência quase total de trabalhos de pintura stricto sensu.

16 artistas deram corpo a uma exposição através da qual se exploraram conceptual e artisticamente múltiplas afinidades inerentes ao contexto histórico, social e político contemporâneo do “Sul Global” e que enquadra a sua produção artística na esfera de uma arte de carácter social, de uma a “arte espelho da vida contemporânea”, que incentiva a consciencialização dos públicos para temáticas prementes que impelem renovados sentido de mudança.