Exposição Panorama – 22 de Novembro de 2018 a 25 de Janeiro de 2019

Artista: Mónica de Miranda

 

Curador: Paula Nascimento

Com produção da This Is Not A White Cube, “Panorama” é a primeira exposição de Mónica de Miranda em Angola. O país é uma das geografias afectivas da artista e Panorama marca o seu retorno à paisagem urbana luandense e a outras paisagens cujos resquícios do passado colonial e não só, estão materializados no espaço arquitectónico: edifícios abandonados, reaproveitados, engolidos pela natureza ou transformados pelos processos de gentrificação servem de testemunha da história recente de Angola.

Resquícios dos diferentes intervenientes – políticos, económicos e sociais – são visíveis e materializados na morfologia das cidades, é o que as torna singulares. E é também nestes espaços que se desenham novas relações de identidade, cada vez mais distintas e singulares, fruto da acção da memória de diferentes grupos sociais. 

São estas topografias de tensão entre o passado presente e um presente incerto, com as descontinuidades espácio-temporais típicas dos lugares trans-históricos que servem de ponto de partida para o projecto de investigação pós-arquivo de Mónica de Miranda. É também aqui que se desenvolve um processo crítico de desconstrução histórica e de releituras da memória colectiva angolana.